O lugar da mediação

Pedro Patacho

September 30, 2020 Mapa das Ideias & Companhia Mascarenhas-Martins Season 1 Episode 10
O lugar da mediação
Pedro Patacho
Show Notes

Já fora do confinamento, Pedro Patacho, vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, recebeu-nos para uma conversa animada sobre a importância de dar o mundo às escolas, dando mais recursos aos docentes e à comunidade educativa. Criatividade, artes, cultura, património e ciência são vetores fundamentais na luta contra a exclusão social e na valorização das nossas escolas.

Pedro Patacho é Vereador da Educação, Desporto, Bibliotecas, Juventude, Agenda para a Ciência e Inovação no Município de Oeiras. É Doutor em Didática e Organização Escolar pela Universidade da Corunha, Mestre em Educação (especialidade de Didática das Ciências) pela Universidade de Lisboa e Licenciado em Ensino (variante Matemática e Ciências da Natureza) pelo Instituto Superior de Ciências Educativas.
Iniciou a sua carreira profissional no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo passado também pelo 2.º Ciclo do Ensino Básico.

É Professor do Instituto Superior de Ciências Educativas desde 2009, tendo também lecionado em cursos de formação de professores e trabalhado na supervisão da prática de ensino supervisionada de futuros professores do Ensino Básico. Tem publicado em revistas internacionais e participado em eventos científicos com especial enfoque na Sociologia da Educação e da Pedagogia. Os seus principais interesses de investigação situam-se no campo da análise sociopolítica da Educação e do currículo, tendo como principais eixos de análise as seguintes temáticas: educação escolar e justiça social; participação democrática nas escolas. Em 2005 fundou as Edições Pedago, uma editora académica especializada na publicação em Ciências Humanas e Sociais, com particular enfoque no campo das políticas educativas e curriculares. É, desde 2008, membro do Conselho Editorial da RAS – Revista Angolana de Sociologia.  Já em 2014 passa a integrar o Conselho Editorial da Mulemba – Revista Angolana de Ciências Sociais.

O nosso podcast "O Lugar da Mediação", produzido em parceria com a Companhia Mascarenhas-Martins, vai receber uma nova voz todos os meses, explorando as visões e as experiências que diferentes criadores, artistas e profissionais da cultura investem na sua acção de mediação cultural todos os dias. Todos os episódios estão disponíveis em olugardamediacao.buzzsprout.com

Pode ser subscrito no Apple Itunes em apple.co/2QD94g3 para além do Spotify, Stitcher e TuneIn.