O lugar da mediação

Ana Sousa Dias

April 25, 2020 Mapa das Ideias & Companhia Mascarenhas-Martins Season 1 Episode 6
O lugar da mediação
Ana Sousa Dias
Show Notes

Neste 25 de Abril sombrio, Dia da Liberdade passado em quarentena, apresentamos uma conversa com Ana Sousa Dias sobre cultura, jornalismo, e sobre uma ideia muito particular e generosa de liberdade - liberdade de tornar a cultura de todos acessível a todos.

Jornalista desde 1976, Ana Sousa Dias passou pelas direções do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias, esteve no Expresso e no Público, na Antena 1 e no Rádio Clube Português, e foi editora de cultura na Agência LUSA. Foi assessora de imprensa da Expo’98, onde dirigiu os serviços de comunicação Social, e da Fundação José Saramago.

Entre 2001 e 2007, com o seu programa “Por Outro Lado” na RTP 2, Ana Sousa Dias construiu uma outra forma de mediação cultural, transformando-se num dos rostos e das vozes mais familiares do jornalismo português. Ao longo de mais de três centenas e meia de entrevistas, com sobriedade, calma e empatia, Ana Sousa Dias trouxe ao grande público centenas de artistas, profissionais e figuras da cultura, num testemunho vivo de toda uma geração que marca de forma indelével a relação dos portugueses com a produção cultural do início deste século.